
"Para que não falte a gasolina, para que o carro quebrado possa ser consertado e, com isso, nós tenhamos verdadeiramente todo o poder de cobrar, aí sim, o trabalho que eles precisam fazer."
O projeto prevê que os recursos destinados aos Conselhos Tutelares também sejam utilizados para a capacitação continuada dos conselheiros.
O Conselho Tutelar é um órgão autônomo previsto no ECA e tem por objetivo zelar para que as crianças e os adolescentes tenham acesso efetivo a seus direitos. Na prática, o Conselho Tutelar fiscaliza se a família, a comunidade, a sociedade e o poder público estão assegurando como prioridade os direitos de crianças e adolescentes. Em cada município brasileiro deve haver pelo menos um Conselho Tutelar, instituído por lei municipal e composto por cinco membros escolhidos pela comunidade local para um mandato de três anos, sendo permitida uma recondução.
A proposta que torna obrigatória a execução do orçamento previsto para os conselhos tutelares ainda vai ser analisada pelas comissões de Seguridade Social, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça.
Reportagem – Karla Alessandra
Fonte: Agência Câmara Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário